CRITICAL MASS

Critical Mass (CM) é  um movimento global que realiza passeios de bicicleta em mais de 300 cidades do mundo para promover o uso da bicicleta como transporte não poluente. As Critical Mass também são conhecidas nos países lusófonos como Massa Crítica e Bicicletadas porque a maioria dos participantes desloca-se em bicicleta. Para lá das motivações pessoais de cada participante, a CM é uma celebração da mobilidade suave que permite aos ciclistas circular com mais segurança e facilidade, marcando a sua presença no espaço público e tornando-a visível pelo número e densidade da concentração.  Esta “segurança através da quantidade” torna-a uma excelente forma de iniciação à utilização da bicicleta em espaço urbano.

Critical Mass refere-se à situação comum na China em que quando um ciclista pretende, por exemplo num cruzamento, atravessar por entre uma linha de tráfego automóvel para seguir o seu caminho, espera, então que se junte a ele um grupo numeroso de outros ciclistas que queiram ir no mesmo sentido, para então atingindo-se o número de pessoas suficientes possam então dar seguimento ao seu sentido de circulação.

OBJECTIVOS

  • Divulgar e promover o uso da bicicleta e outros veículos não motorizados como meios de transporte viáveis nas cidades;
  • Criar condições favoráveis ao uso da bicicleta como meio de transporte – tornando as cidades mais hospitaleiras;
  • Tornar mais agradável a cidade e a mobilidade urbana.

ORGANIZADORES
É uma “coincidência não organizada”. Não existem organizadores. É um acontecimento, mais do que uma estrutura. Cada participante contribui para a organização com sugestões de trajecto, divulgação, ideias, trazendo amigos, etc. Cada passeio faz-se com a presença e contribuições de quem está presente.

PONTO DE ENCONTRO
Em Maputo com ponto de encontro na Praça da Independência (junto à Sé Catedral), na última sexta-feira de cada mês, pelas 18h00, faça chuva ou faça sol.

PARTICIPANTES
Pode participar qualquer pessoa que queira conhecer a cidade de uma outra forma, andar de bicicleta em grupo e que esteja interessada em contribuir para a promoção do uso da bicicleta. Basta aparecer no local e hora habituais com a sua bicicleta. Se quiser trazer um/a amigo/a tanto melhor.

PERCURSO
É sempre um percurso urbano traçado para poder ser cumprido por qualquer condição física. A velocidade é sempre baixa, determinada pelo mais lento dos participantes. Habitualmente o passeio dura 1,5 ou 2 horas.

7 responses to “CRITICAL MASS

  1. Ola,
    e’ primera vez que estou a ouvir deste acontecimento. Gosto de bicicleta e vou participar. Vamos precisar de luz como que nao e’ longe do por do sol?
    Ciao
    Silvia

  2. olá silvia,
    ficamos muito contentes em saber que irá participar connosco neste novo evento em maputo.
    cada participante tem, no entanto, que se responsabilizar pela sua própria bicicleta e, sendo o encontro ás 18:30, seria melhor ter luzes porque logo a seguir ficará escuro.
    mesmo assim o grupo irá estar sempre compacto, o que significa que as pessoas que não têm luzes, e que querem participar á mesma, podem eventualmente ficar sempre no meio estando mais protegidas.

  3. Hoje é a última 6ªfeira de Janeiro!
    Vou tentar organizar a minha bicicleta para mais logo! Se não conseguir a tempo, estarei lá na última 6ªfeira de Fevereiro, com amigos e amigas, faça chuva ou faça sol.

  4. Gostei da iniciativa!!! Pode ser um bom tour em Maputo.🙂
    Vou participar na próxima última sexta feira do mês.😀

  5. hi,esperei muito por este dia em k surgiriam pessoas com mesmo pensamento que o meu em relacao ao uso da bicicleta,estou muito satisfeito e hornado com a iniciativa,sobretudo por ter chegado a mocambique/maputo.
    uso a bicicleta como meio alternativo de deslocacao ha 11meses e nao vejo coisa melhor_sobretudo agora k maputo aumentou o parque automovel,so saio a ganhar!
    nao pude participar em janeiro por causa de desinformacao e da chuva mas neste fevereiro faca sol ou chuva vamos rolar!
    abracos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s